Frater Optimus e a Tecnomagia

Frater Optimus e a Tecnomagia: Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Nosso colunista, Frater Optimus, é um mago das antigas que acha que você não sabe de nada. Às vezes ele tem razão, mas essas situações estão ficando cada vez mais raras.

No texto de hoje, Frater Optimus fala sobre realidade virtual, realidade aumentada e suas aplicações na magia e no ocultismo.

Era só o que me faltava. Esse pessoal de hoje em dia acha que fazer magia é moleza, é só acender umas lampadinhas, botar uma música pra tocar, fingir que medita por cinco minutos, socar uma bronha e tá tudo certo. Na minha época não tinha nada disso. O mago tinha que suar a camisa, se esforçar. Praticar pra caramba. Fazer um milhão de exercícios de visualização. Forçar a imaginação, o olho da mente, até ficar quase esquizofrênico, sem saber o que é real e o que é imaginado. Hoje em dia o pessoalzinho nem sabe o que é visualização. Acha que magia é isso aí, ó:

Era só o que me faltava. Realidade virtual, realidade aumentada, sei lá como chamam hoje em dia. Inventam um monte de coisa inútil e ainda por cima ficam trocando os nomes toda semana.

Eu francamente não sei o que se passa na cabeça dessa gente. Será que eles se animaram com aquele filme ruim, O Passageiro do Futuro, e acham que aquilo é verdade?

O Passageiro do Futuro

No filme, pelo menos, o jardineiro consegue de fato alterar a realidade. E colocar um par de chifres na cabeça do Pierce Brosnan. Mas uma coisa eu garanto: esse negócio de ficar de oculozinhos achando que está abafando, vendo pentagramazinho digital, não serve de nada. É só pagar mico, mesmo que não tenha ninguém olhando.

A ideia toda da magia não é alcançar estados alterados de consciência? E pra conseguir isso a pessoa não tem que fazer um esforço mental? Então me explica – como é que pode um videogame de meia tigela ajudar a pessoa nessa tarefa?

Eu acho que ninguém tem a obrigação de nascer fodão. Ninguém precisa conseguir visualizar altos símbolos de primeira, com aquele desempenho impecável. Na verdade, isso é muito difícil. Mas qualquer um consegue, se seguir um programa de treino, e se esforçar nisso. A pessoa que acha que não tem capacidade é porque não se esforçou o suficiente. Talvez esteja fazendo errado, talvez falte alguém que ensine. Mas que é possível, isso é.

Aí vem algum malandro e me diz que realidade virtual facilita a magia. Os símbolos estão todos ali, já pré-visualizados. Ah, eu não aguento, quanta palhaçada. Qual é a diferença desse vídeo aí de cima para um videogame, ou um filme? Nenhuma! Se o cara não consegue nem fazer um banimento simples, tem que se esforçar mais. Se não está a fim de se esforçar, é melhor nem tentar fazer magia. E tenho dito.

E se você acha que eu estou maluco, que sou um velho resmungão, tudo bem. Tente me convencer de que eu estou errado aí nos comentários.

 

Veja Também:

Frater Optimus e a Terceirização dos Servidores

Frater Optimus e o Pacto com o Diabo

Frater Optimus e o Caminho da Mão Esquerda

Frater Optimus e os Adoradores de Cthulhu

Frater Optimus e a Tecnomagia - Realidade Virtual e Realidade Aumentada

Save