Aossic e Crowley

O Legado de Kenneth Grant – Aossic e Crowley

Kenneth Grant foi, indiscutivelmente, um dos ocultistas mais influentes do século XX. Foi também um grande autor de ficção – embora, segundo suas próprias ideias sobre arte, ficção seja um conceito bastante discutível. Começaremos esta série sobre seu legado com dois encontros importantes: Aossic e Aleister Crowley.

Grant nasceu em 1924, em Ilford, na Inglaterra. Sempre foi uma pessoa reservada, e não há muita informação disponível sobre seu passado. O que se sabe é que, ainda jovem, com 15 anos, Grant passou por uma experiência de projeção astral.

Nesta ocasião, ele entrou em contato com uma inteligência que se identificou como Aossic ou Aushik. Grant ainda não era um estudioso do oculto, mas este evento despertou seu interesse no assunto. Mais tarde, veio a descobrir que Aossic era, na realidade, seu Sagrado Anjo Guardião.

O sigilo pessoal de Grant é uma representação sigilizada de Aossic.

Ainda bastante jovem, Grant leu um livro de Aleister Crowley, e ficou profundamente impressionado com o conteúdo. Tentou fazer com que conhecidos em comum apresentassem os dois, mas não obteve sucesso. Decidiu, então escrever uma carta para Crowley, que foi respondida. Assim começou esta relação que transformou o jovem curioso na lenda do ocultismo.

Kenneth Grant só conheceu Aleister Crowley pessoalmente em 1945. A Segunda Guerra Mundial havia terminado recentemente, e Londres ainda sofria as consequências do conflito. Grant prontamente partiu para a tranquila cidade costeira de Hastings, no sul da Inglaterra, onde se tornou o último secretário particular e discípulo direto de Crowley.

Crowley já era um septuagenário, e estava com a saúde bastante debilitada nestes últimos anos (Crowley faleceu em 1947, vítima de um severo caso de bronquite com diversos agravantes). Para este homem idoso e debilitado, habituado com costumes da burguesia vitoriana, um secretário particular era fundamental para cuidar dos aspectos práticos do dia-a-dia. Mas Crowley logo enxergou em Kenneth Grant um grande potencial mágico, e começou a treina-lo e doutrina-lo.

Crowley sabia que não tinha mais muito tempo de vida pela frente, e não conseguia pensar em ninguém que pudesse sucedê-lo na Inglaterra. A O.T.O. havia criado vida própria nos Estados Unidos, mas na Inglaterra havia uma carência de pessoas habilitadas a comandar os assuntos da Ordem. Kenneth Grant poderia ser um sucessor viável. Especificamente sobre Grant, Crowley chegou a escrever:

“Se eu morrer ou for para os E.U.A., é necessário que haja um homem treinado para cuidar da O.T.O. Inglesa.”

Grant foi iniciado na O.T.O., e sob a tutela de Crowley, chegou ao IXº Grau e recebeu uma autorização para operar uma nova loja.

Neste período, Kenneth Grant estudou a fundo as doutrinas de Thelema, e também conheceu algumas das personalidades mais importantes do mundo do Ocultismo naquela época, incluindo Dion Fortune, Gerald Gardner (o criador da Wicca moderna) e Frieda Harris (ilustradora do incrível Tarô de Thoth).

A vida de Grant é um assunto interessante demais para ser discutido em um único texto curto. Aguarde os próximos textos, que serão lançados semanalmente.

O primeiro livro de suas Trilogias Tifonianas, O Renascer da Magia, está disponível na loja da Penumbra Livros.

Veja também:

Bibliografia de Kenneth Grant

O Legado de Kenneth Grant – Um Novo Tantra

O Legado de Kenneth Grant – Loja Nu-Isis

O Legado de Kenneth Grant – A Corrente Tifoniana

O Legado de Kenneth Grant – Arte, Lovecraft e o Oculto

O Legado de Kenneth Grant – Reverberações Infinitas

Aossic e Crowley

Save

Save

Save

Save

Save

Save