Geografia Oculta: O Templo Satânico em Salem, Massachusetts

Em uma zona residencial em Salem, Massachusetts, há uma casa que abriga um museu muito peculiar, com um tipo de arte considerada por muitos herética, ou obscura. Dentro dessa mansão típica da Nova Inglaterra, está localizada a sede do Templo Satânico (The Satanic Temple, ou TST).

Fachada do Templo Satânico em Salem (foto cedida pelo site oficial)

O Templo Satânico é um grupo não-teísta, fundado em 2013, que faz uso da figura de Satanás para um objetivo muito direto: a separação de Igreja e Estado. Infelizmente, não encontramos esse cenário nebuloso apenas no Brasil: os Estados Unidos também não reconhecem inúmeras religiões e desautorizam seus praticantes, assim como em nosso país. O Templo Satânico luta para que todas as religiões sejam vistas igualmente sob a lei, não apenas o Satanismo. Os membros do Templo Satânico atuam muito mais como ativistas políticos, defendendo causas em que percebem uma influência da religião muito maior sobre as leis, como em temas como casamento entre pessoas do mesmo sexo, aborto e direitos das mulheres sobre o próprio corpo.

O Templo como sede, como centralizador e museu

Embora o Templo Satânico esteja espalhado pelos Estados Unidos em forma de capítulos, não existia um “templo principal” ou “agregador” até 2016, quando a organização abriu sua sede em Salem, Massachusetts. O templo é o primeiro local da organização aberto ao público, para visitação e pessoas se encontram no local para guiar os visitantes e tirar quaisquer tipos de dúvidas que possam ter quanto ao Satanismo e às obras que estão lá expostas.

Uma pequena visão interna do museu (foto cedida pelo site oficial)

Por falar em obras, o Templo Satânico abriga um museu de arte e uma loja de souvenirs. Grande parte das obras de arte é uma crítica às religiões organizadas. Lá também há uma biblioteca com um número considerável de títulos muito interessantes, com literatura sobre o pânico satânico (o Satanic Panic) que se espalhou nos Estados Unidos nas décadas de 1980 e 1990.

Esse templo também é a casa temporária do famoso monumento à Baphomet, que estava em local aberto, mas foi levado a esse museu. Ele já apareceu em diversos jornais e revistas, e até em um seriado (As Aventuras de Sabrina). Ele permanecerá no museu até que seja permitido ser exibido aberta e publicamente, como outrora.

A Estátua de Baphomet, agora abrigada no museu (foto cedida pelo site oficial)

 

Informações e serviços

 

Endereço: 64 Bridge St

Salem, Massachusetts

Estados Unidos

Horários de funcionamento – DEVIDO À PANDEMIA, FECHADO POR TEMPO INDETERMINADO

 

Redes Sociais

Site oficial 

Youtube

Instagram

Facebook

Twitter

Deixe uma resposta