Abracadabra! – formulas mágicas, bençãos e encantamentos

“Abracadabra!” é certamente uma das mais famosas fórmulas mágicas. Ajudava contra febre, icterícia e até raiva. A coleção de bênçãos e encantamentos – agora um corpus digitalizado – criada pelo folclorista Adolf Spamer contém cerca de 23.000 textos, alguns dos quais estão em uso desde a Idade Média e destinavam-se a curar doenças, proteger-se contra inimigos ou encontrar tesouros.

Parte do acervo, ainda em papel, das fórmulas mágicas e bênçãos.
Foto: Nadine Kulbe

Coleção multilíngue e multifacetada

A coleção, agora disponível no site sachsen.digital, destina-se à pesquisa: o chamado corpus de bênçãos e encantamentos contêm mais de 23.000 bênçãos, encantamentos, feitiços, amuletos, cartas celestes e de proteção e está disponível no Instituto de História e Folclore Saxão (Institut für Sächsische Geschichte und Volkskunde), situado em Dresden. Ele contém textos baseados em religiões antigas, medicina popular e conceitos e práticas alternativas como menor denominador comum. Eles representam a ideia de poder curar doenças, combater inimigos, evocar o diabo ou bruxas ou encontrar tesouros. A língua mais frequente é o alemão, mas há ainda textos em francês, inglês e polonês. Os textos mais antigos datam da Idade Média, os mais novos de meados do século XX.

O corpus faz parte do extenso acervo do folclorista Adolf Spamer (1883-1953), que coletou o material, em colaboração com outros pesquisadores, entre 1907 e 1953. Johanna Nickel, aluna de Spamer, continuou o projeto a partir de 1954 na Academia de Ciências da RDA (Akademie der Wissenschaften der DDR). Ela classificou os textos em 409 categorias, que descrevem doenças, inimigos ou problemas cotidianos e estão organizadas em ordem alfabética.

Conteúdo da coleção

Durante o projeto “Desenvolvimento e digitalização da propriedade de Adolf Spamer” (2017–2019), financiado pelo Ministério Saxônico de Ciência e Arte, a propriedade de Adolf Spamer mantida no Instituto de História e Folclore Saxão foi desenvolvida e registrada pela Kalliope, associação alemã especializada em documentação e conservação de documentos. Graças à sachsen.digital, agora está disponível para uso em todo o mundo.

Os materiais também contêm numerosos documentos sobre práticas religiosas: transcrições e “listas de feitiços” originais, manuscritos científicos e milhares de notas de Adolf Spamer. É o assunto que ocupou o cientista por mais tempo e com maior intensidade. Seus demais interesses de pesquisa eram muito amplos: eles vão dos místicos alemães medievais às tatuagens e tatuadores nas cidades portuárias alemãs. O legado escrito do Spamer, totalmente indexado no catálogo da associação Kalliope, complementa e contextualiza a coleção de bênçãos, fórmulas mágicas e encantamentos.

Um texto mágico contra febre e “Abracadabra” em esquema piramidal, onde a cada linha subtrai-se uma letra.

Você pode consultar a documentação completa digitalizada aqui. A Penumbra Livros também possui os títulos Bruxaria Apocalíptica e A Arte dos Indomados, que falam sobre encantamentos e feitiçaria.

(Referência do texto: SLUB Dresden)

Deixe uma resposta