Deuses e Demônios caminham entre nós

Deuses e Demônios caminham entre nós

Apesar do Cristianismo ter se tornado a religião dominante e do ateísmo estar comendo pelas beiradas há algum tempo, a Europa não esqueceu suas raízes no paganismo. Nos mais diversos países europeus, as datas festivas pagãs são comemoradas até hoje. Muitas destas comemorações envolvem fantasias elaboradas que representam alguma entidade ou aspecto importante para a celebração em questão.

O fotógrafo Charles Fréger viajou a Europa conhecendo e fotografando as fantasias mais incríveis, que transformam homens comuns, membros das comunidades locais, em deuses e demônios, mesmo que só por um dia.

É inevitável que boa parte da simbologia do paganismo esteja “contaminada” pelo cristianismo, após milênios de coexistência. Muitas destas festividades pagãs ocorrem concomitantemente com datas cristãs, como o Natal e o Carnaval. Mas, em última análise, estas datas já eram celebradas pelo paganismo em suas diversas manifestações, apenas com outros nomes.

E será que as pessoas que se vestem e celebram estes festivais realmente mantém esta crença no paganismo antigo? Será que acreditam que manter as tradições é fundamental para se ter colheitas favoráveis e gado saudável? A maioria não acredita conscientemente, mas as celebrações se mantêm ao longo dos milênios, “por via das dúvidas”…

Via National Geographic.