Principia Discordia – Malaclypse o Jovem


Principia DiscordiaDe acordo com o dicionário, religião é a “convicção da existência de um ser superior ou de forças sobrenaturais que controlam o destino do indivíduo, da natureza e da humanidade, a quem se deve obediência e submissão”. Como obediência e submissão não têm nada a ver com Éris, a Deusa da Discórdia, não dá para considerar o Discordianismo uma religião. Mas mesmo assim, essa filosofia tem uma bíblia. E essa bíblia é o Principia Discordia.

O Principia Discordia é, de qualquer forma, um livro sagrado. Há quem diga que foi escrito por inspiração divina da Deusa. Há quem diga que não tem nada de santo, mas é um monumento da contracultura da década de 1960. Há quem diga que é uma viagem de ácido que dois doidões resolveram colocar no papel. Na verdade, a verdade importa muito pouco. E talvez tudo isso seja verdade. Talvez não.

Os discordianos brasileiros há anos fazem um belo trabalho, disponibilizando o livro pelas Interwebs em português. Então, o que essa edição nova tem de diferente?

Se você já teve a oportunidade de pegar nas mãos uma edição em inglês do Principia Discordia, sabe o quanto é diferente de todos os outros livros. Tem um milhão de imagens, e piadinhas visuais, e rabiscos nas margens, e carimbos, e colagens esquisitonas. Isso tudo é muito difícil de traduzir.

E é aí que entra a principal diferença. Essa nova edição da Penumbra Livros traduziu todas as piadinhas, manteve as fontes originais, trocou as legendas das imagens, reescreveu à mão as partes feitas à mão. Foram muitos meses de trabalho, mas no fim das contas o resultado ficou muito parecido com o original em inglês.

E a outra diferença fundamental: é a primeira vez que esse livro sai em português em uma versão de papel. É claro que você podia (e ainda pode) imprimir o PDF e grampear, e sair distribuindo na praça da sua cidade, como um profeta do apocalipse.

Mas a sua xerox com certeza não vai ter surpresa nenhuma na página 00023. E nem uma capa bonitona com aquele toque sedoso, como a pele de … não, pera, não era pra ter escrito isso.

O lance é o seguinte: o livro está finalmente em à venda, e você pode garantir o seu na loja da Penumbra Livros. Não fique aí chupando o dedo.

Veja Também:

Malaclypse o Jovem

Compre aqui seu Principia Discordia

Save

Save

Save