Como plantar sementes mágickas e criar sigilos com métodos diferentes

Nesta semana, começamos um novo grupo gratuito de estudo em que estamos analisando o livro Mágicka Visual, escrito por Jan Fries. A proposta é fazermos um vídeo ao vivo sobre cada capítulo, debruçando-nos sobre conceitos, práticas e narrativas do autor, neste caso: sigilos e sementes.

A Semente

Jan Fries é um autor extremamente poético, o que deixa a leitura ainda mais agradável. Neste livro, ele sempre recorre à metáfora da árvore, sendo que a semente representa a potência da Vontade do magista. O conceito de potência aqui é emprestado da filosofia. [Recomendo a leitura do artigo O Caos de Zaratustra que inspirou Peter Carroll].

potência
substantivo feminino
1.
característica do que é potente; poder.
2.
capacidade de mover (algo); força.
“motor de grande p.”
3.
direito ou poder de ordenar, de se fazer obedecer; poderio, autoridade, domínio.
4.
capacidade para criar, produzir, agir; faculdade.
“p. criadora”
5.
capacidade de uma fonte sonora.
“a voz dela é bonita, mas não tem p.”
6.
país forte econômica e militarmente.
7.
figurado (sentido)figuradamente
indivíduo de grande importância e influência.
8.
vigor sexual.
9.
FILOSOFIA
possibilidade ou tendência de qualquer realidade material no sentido de modificar-se ou ser modificada, de tal forma que possa perfazer todas as determinações que ainda se mantêm apenas virtuais.

Ao criar e plantar sua semente, o magista está tentando modificar sua realidade de alguma forma. E se o fizer com consciência e agindo de acordo com sua Verdadeira Vontade, sem se auto sabotar, o seu resultado será positivo, ou seja, ele terá aquilo que deseja.

Segundo o autor, uma semente mágicka pode ter muitas formas, tais como mudrás, danças, gestos e até mesmo objetos que eram literalmente enterrados, como no caso dos xamãs, que desde os tempos mais remotos criavam suas bolsas com objetos mágicos.

Xamanismo urbano e sementes mágickas

O próprio livro se propõe a citar práticas de xamanismo freestyle, ou seja, em que você é livre para adaptar os exercícios para sua própria realidade. Mas se os xamãs plantavam suas sementes mágickas após caminharem em estado de gnose pelas florestas, como poderemos fazer isso se vivemos em centros urbanos?

As cidades não passam de florestas de concreto,  que não são tão eficientes e nem sustentáveis quanto as orgânicas, mas que têm sim seu valor e tesouros mágickos. Então aqui vão algumas dicas que você pode usar na sua caça ao tesouro.

Mas o que pode ser considerado como um tesouro mágicko? Bom, basicamente qualquer objeto caído no chão que chame sua atenção: uma garrafa, uma moeda, um livro, uma bijuteria e até livros. Já encontrei muitos livros jogados em lixo, e eu não tive nenhum problema em trazê-los para a casa.

  1. Não trace um caminho para sua caminhada urbana mágicka, simplesmente deixe-se levar.
  2. Leve uma mochila com você que contenha uma garrafa d’água, um recarregador de celular e o seu celular, de preferência desligado. Leve também um casaco.
  3. Coloque dinheiro dentro da sua meia caso algo aconteça. Nunca se sabe quem você encontrará pelo caminho.
  4. Tente não parar para ninguém, mas é possível que você encontre pessoas interessantes, ou os sábios de rua. Talvez eles tenham algo melhor a oferecer: uma conversa, um conselho ou um desafio.
  5. Preste atenção à sua respiração enquanto estiver caminhando.
  6. Tente não manter um olhar fixo em nada ou ninguém, caminhe como se pudesse enxergar plenamente tudo que estiver ao seu redor.
  7. Preste atenção aos objetos que encontrar.
  8. Se você realmente estiver aberto à experiência, encontrará muitos tesouros esquecidos, escondidos ou simplesmente jogados fora.
  9. Guarde estes tesouros numa sacola dentro da mochila.
  10. Quando chegar em casa, separe aqueles que realmente têm validade mágicka daqueles que não significam nada.
  11. Construa sua própria bolsa xamânica e guarde esses objetos. O modo com que você vai fazer isso depende do que você encontrar pelo caminho!
  12. Anote sensações, conversas e o que você encontrou no seu diário mágicko!

Métodos de sigilação diferentes

O livro Mágicka Visual apresenta mais de 4 tipos de sigilação só no primeiro capítulo! Se você não aprender lendo este livro, sério, você não aprenderá nunca mais! Neste artigo, não pretendo reproduzir os mesmos métodos do Fries, mas apresentar os meus próprios!

  1. Técnica cut-up (ou découpé) foi criada pelo escritor William S. Burroughs, que também era caote. Ainda que esta seja uma técnica literária, ela pode ser usada na construção de sigilos. Uma vez que você tenha estabelecido a sua Vontade, pegue uma porção de revistas velhas. Recorte as imagens, letras e frases representam sua vontade. Esta técnica é especialmente interessante para quem ainda está sem jeito sobre como pedir. Deixe que o Caos decida para você. Depois de recortar tudo, coloque tudo numa sacola e sorteie o que você vai usar. Tente montar um símbolo com aquilo que você tem, de forma totalmente aleatória. Pronto! Burroughs acaba de te ajudar a montar um sigilo!
  2. Sigilos em espelhos do banheiro! Deixe um caderno com um lápis por perto. Tome um banho bem quente de forma que o espelho fique completamente embaçado. Tente não pensar em nada. Deixe que a água te ajude a entrar em estado alterado de consciência ou o mais próximo disso. Comece a desenhar aleatoriamente no espelho do banheiro (ou no vidro do box, o que tiver mais perto) aquilo que tenha a ver com a sua Vontade. Saia do banho e tente reproduzir esses desenhos no caderno com o lápis.
  3. Sigilos com sal! Pegue um punhado de sal e coloque numa superfície de preferência escura (um pano que dê para usar, o chão ou a mesa). Pegue algo pontudo (uma faca, uma caneta com ponta etc), tente fazer pequenos desenhos separando aquele sal (você pode começar com um círculo, por exemplo). Depois você pode simplesmente fotografar o que fez ou passar o resultado para seu caderno.
  4. Sigilos em pétalas comestíveis! Este é talvez um dos meus favoritos. Você pode observar desenhos ou padrões já existentes na natureza e colocá-los nas pétalas comestíveis, inclusive se alimentando delas depois como forma de transmissão do sigilo.
  5. Gosta de tecnomagia? Veja nosso artigo de melhores aplicativos para criar sigilos.

E então, gostou?

Veja o vídeo que fizemos sobre o assunto: