Lidando com ansiedade na Magia

Você quer algo e quer para ontem. A ansiedade é de fato mal do século. Ela se prolifera nas redes sociais. Décadas atrás, era necessário esperar dias para receber cartas de alguém e ter algum tipo de notícia. Ligações por telefone eram caríssimas.

Hoje, caso você visualize uma mensagem, será tido como rude se quiser ponderar sobre como deveria respondê-la. A etiqueta hipermoderna exige velocidade. Tudo é tão rápido e instantâneo que nossa relação com Magia também foi prejudicada por este tipo de comportamento.

Estamos lidando com um universo cada vez mais voltado para o apego, não apenas material, mas emocional. Mesmo quando terminamos algum relacionamento, ainda temos informações sobre a pessoa nas pontas dos nossos dedos. E ter acesso tão fácil a suas casas,  seus gostos, estilo de vida e acontecimentos marcantes nos torna inclusive paranoicos.

Então preparamos uma pequena lista para ver quantas atitudes ansiosas você tomou nos últimos tempos em relação a sua comunicação social:

[  ] Verificou se certa pessoa já respondeu sua mensagem ou e-mail mais de três vezes.
[  ] Sentiu frustração ao perceber que alguém está online e ignora suas mensagens.
[  ] Sentiu frustração ao checar que alguém visualizou sua mensagem, porém não respondeu.
[  ] Sentiu frustração ao ligar para alguém mais de duas vezes em seguida sem ter retorno.
[  ] Ligou para alguém mais de três vezes em seguida.
[  ] Segue cada passo de alguém online.
[  ] Segue pessoas escondido.
[  ] Segue pessoas mesmo após o relacionamento de vocês ter acabado.

Se você marcou muitas das opções aqui colocadas, então sim, assim como a maioria das pessoas, você sofre com ansiedade por atenção, o que pode interferir na sua capacidade mágica.

É claro que existem casos mais graves de ansiedade, que são aqueles considerados clínicos e que precisam de tratamento:

Informações do site Tua Saúde

Ansiedade e Magia

Podemos dizer com algum certo grau de propriedade, no entanto, que todos nós somos um tanto ávidos por resultados. Se você considera Magia como uma forma de arte, então pode compreender, intelectualmente, que ela precisa ser maturada, processada. Seu resultado, portanto, é demorado, ainda que seja uma obra considerada simples. A Arte não é instantânea. Entretanto, emocionalmente, é muito provável que você perceba seu coração acelerar ao pensar a respeito do seu último ritual.

Mesmo que você veja a magia como instrumental, também deve intelectualmente compreender que o resultado de qualquer trabalho leva um tempo para se mostrar. Porém, o seu emocional anseia pelo caminho mais rápido. E esta falsa promessa de Magia Instantânea que leva Magia do Caos a ser tão atrativa. Feitiços de emojis são de fato uma graça, mas criar um ritual em seu smartphone e pressionar enviar não é sinônimo de magia instantânea.

Agora, um pequeno questionário a respeito de como você lida com seus trabalhos mágicos:

[  ] Fez mais de um sigilo com o mesmo objetivo “só para garantir.”
[  ] Criou ou usou mais de dois servidores para um mesmo propósito, sem necessidade.
[  ] Pensa demasiadamente a respeito de seus últimos rituais e fica remoendo o que fez de errado.
[  ] Não acredita na própria capacidade mágica.
[  ] Não acredita que é digno o suficiente para evocar/invocar uma deidade ou entidade.
[  ] Lançou um sigilo e se arrependeu.
[  ] Tem extrema dificuldade para esquecer um sigilo passivo.
[  ] Sente-se excessivamente culpado por todo trabalho mágico que faz.

Se você marcou muitas das opções acima, então provavelmente você está lidando com sua Magia de uma forma nada saudável.

Por que quebrar o paradigma da ansiedade

Veja bem, aqui não estamos fazendo juízo de valor. Não é nosso dever inferir qual é a sua habilidade enquanto magista. Você não tem menos poder porque sofre um quadro de depressão e de ansiedade. Apenas queremos alertar a necessidade de quebrarmos este paradigma em específico.

Ansiedade interfere na Magia. Ela é particulamente difícil de transmutar porque quanto maior a ansiedade, pior é a auto sabotagem. Noutras palavras, quanto mais você ficar se remoendo por dentro, mais vai questionar a própria eficácia, e vai agir de forma inconsciente para atrapalhar o resultado do seu trabalho mágico.

Sem respeitar a si mesmo, seu próprio tempo, esforço e trabalho, você acaba por colocar uma energia desnecessária e densa, interferindo na fluidez do processo mágico. Seria equivalente a sufocar ou pressionar demais alguém que você ama, por medo irracional de perdê-lo ou de ser trocado por outro. A Magia saudável requer tempo e até mesmo esquecimento.

É preciso desapegar do sigilo, do ritual, do servidor. Deixe-os trabalhar. Ao invés de ficar reforçando rituais, procure meditar, trabalhar sua respiração.