Por que montar sua própria biblioteca ocultista impressa


É comum muitos iniciantes ocultistas ficarem perdidos sobre a leitura de materiais confiáveis necessários para a prática. Vejo o mesmo processo acontecer repetidamente: a pessoa coleciona arquivos e mais arquivos de livros digitais, mas na verdade lê muito pouco. No Facebook, grupos são montados só para distribuição de PDFs . O iniciante então se perde naquele mar de arquivos e não sabe nem por onde começar.

Você pode até achar que ter muitos arquivos no computador te deixa mais sábio, mas isso está longe da verdade. Pense um pouco antes de baixar seu PDF gratuitamente:

  1. Você tem permissão do autor para fazer isso?
  2. Quando você baixa tais PDFs e os redistribui nas redes sociais sem o conhecimento do autor, quantas leis você está quebrando?
  3. Quantos profissionais que dependem das vendas dos livros você está prejudicando?

Talvez você sequer saiba sobre as leis de direitos autorais. Quando você distribui livros de maneira ilegal, você prejudica dezenas de profissionais envolvidos na produção daquele livro. Aqui não estou falando de obras escritas há dezenas de anos ou que não são encontradas no Brasil. Por exemplo, certa vez, um rapaz me disse que estava sofrendo com ataques de ansiedade porque baixou um PDF de maneira ilegal e a autora prometeu lançar uma maldição em todos que fizeram isso e que redistribuíram o livro. Se a maldição é real ou não, eu não sei. Mas entendo a atitude da autora. Eu recomendei que ele comprasse o livro.

Sejamos sinceros, quando você quer algo, você arranja uma maneira de comprá-lo. Gasta-se muito com bares, restaurantes, baladas e roupas caras. Comprar livros? Nossa, parece a última opção para a galera que se acomodou com os PDFs dos grupos. Mas o quanto o barato sai caro?

As traduções distribuídas em PDFs não são feitas por profissionais. Geralmente o texto é colocado no Google Tradutor e lançado sem muitas modificações. A pessoa que traduziu não tem noção do contexto das frases e não se preocupa em explicar a escolha dos termos para os leitores. Muito conteúdo original então se perde por conta da tradução desqualificada.

Outro ponto negativo de baixar PDFs ilegais é que você pode perdê-los se não tiver um backup seguro. Computadores e celulares estão muito suscetíveis a vírus.  Aliás, dependendo do site, um simples download de PDF pode se tornar um pesadelo. Além disso, por conta das notificações, torna-se muito difícil ter uma experiência imersiva de leitura. Toda hora a tela pisca, ou a bateria acaba bem naquele capítulo importante. Mesmo com os atuais aplicativos, é bem mais difícil fazer anotações nos livros digitais.

É claro que quando o PDF foi comprado de maneira legalizada, você tem todo o direito de ler como, quando e em que aparelho quiser. De fato, há muitas promoções nos aparelhos eletrônicos leitores de livros digitais. A questão do preço e da assessibilidade são pontos positivos para os livros digitais e que não podem ser ignorados.

Mas e quanto ao meio ambiente? A pegada de carbono de um leitor digital é muito maior que uma biblioteca familiar, especialmente por que todo mundo tende a trocar o aparelho por versões mais avançadas.

Com tudo isso em mente, recomendo o texto 7 livros obrigatórios na sua coleção de ocultismo e Começando sua Biblioteca Mágica.

Eu adoro comprar livros impressos, especialmente os de capa dura. São cheirosos, fáceis de manusear, imersivos e para a vida toda.