As Cores da Magia: Magia Vermelha

As Cores da Magia: Magia Vermelha

Chegamos na penúltima parada em nosso caminho pelas Cores da Magia, com a magia vermelha. Se quiser, você pode ler nossos outros textos sobre magia negra, azul, verde, amarela, violeta e laranja.

O Que É A Magia Vermelha

A magia vermelha pode ser resumida, em poucas palavras, como magia de combate e dominação. É comum a associação com a guerra e conflitos violentos.

Mas a sutileza está no fato de que essa violência não precisa ser física, e a guerra não precisa ser destrutiva.

O Que É Guerra

O ser humano é um animal extremamente belicoso. Guerrear faz parte do que nós somos. Na aurora da humanidade, nossos cérebros se desenvolveram de forma que nos tornássemos bons caçadores. Da busca por sobrevivência e alimentos para o conflito com outros grupos foi só um pulo. E, até hoje, guerreamos, por mais sem sentido que isso pareça.

Não adianta culpar exclusivamente os figurões que veem a guerra como um negócio lucrativo. É verdade, eles são os principais articuladores das guerras, e ficam contando dinheiro enquanto incontáveis militares e civis morrem no campo de batalha. Mas se não houvesse soldados, de nenhum dos lados, não haveria guerra. É claro que essa é uma visão exagerada, mas isso ilustra o ponto de que o ser humano tem, sim, uma propensão a lutar.

A Guerra do Cotidiano

Embora lutar, combater e competir façam parte do nosso instinto, nem todo mundo se alista em um exército. O que não quer dizer que não façamos nossas encenações de guerra – ou que não nos interessemos por ela.

Um excelente exemplo disso são os esportes. Quase todos os esportes são variações sobre o tema da guerra. Até mesmo os considerados mais elegantes e menos violentos, como o xadrez, são na verdade uma simulação estratégica de campo de batalha. Futebol não é nada além de uma disputa por território. E por aí vai. E mesmo que você não pratique um esporte, há grandes chances de que assista na televisão, e torça ferrenhamente para algum time ou seleção.

O ambiente corporativo é outro grande exemplo. A necessidade de “subir na vida”, de construir uma carreira, usa o mesmo conjunto de habilidades que a estratégia militar. Não é à toa que tantos executivos tenham A Arte da Guerra, o clássico manual militar de Sun Tzu, como livro de cabeceira.

E a magia vermelha trata de todas essas formas de conflito.

O Objetivo da Guerra

Diante de um conflito, é necessário tomar uma decisão: ficar e lutar, ou fugir. Isso não ocorre só na guerra. Vemos isso até mesmo na natureza, como na relação entre predador e presa ou nas disputas por acasalamento.

O objetivo da guerra dificilmente é destruir por completo o inimigo. A ideia normalmente é colocá-lo em uma posição muito desvantajosa, em um ponto em que o instinto de fugir fale mais alto do que o de ficar e lutar. É assim que o vencedor do conflito ganha, de fato, alguma coisa. Recursos naturais, posição estratégica, capacidade de produção, mão de obra… Não importa. Se o objetivo fosse destruir por completo o inimigo, já teríamos visto muito mais bombas atômicas na história até agora.

A magia vermelha também lida com esse aspecto. Às vezes não é interessante destruir seu inimigo. Na maioria das vezes, é mais interessante colocá-lo em uma posição desfavorável, em uma situação em que ele não consiga enxergar um desfecho favorável de um conflito com você.

Magia de Combate

A magia vermelha pode fazer algumas coisas para lhe ajudar no combate mágico:

Intimidação

Uma das formas de minimizar ou até mesmo evitar por completo o conflito direto, e ainda assim ter um resultado vitorioso, é acovardar o seu inimigo. Isso pode ser feito de duas maneiras: atacando-o e enfraquecendo-o, ou dando uma aparência de intimidação.

As duas formas, na verdade, se resumem a intimidação. No primeiro caso, a intimidação ocorre porque o seu inimigo sente na pele do que você é capaz. No segundo caso, porque o inimigo percebe você como um adversário intimidador – mesmo que essa impressão não seja verdadeira.

A magia vermelha funciona nos dois casos, seja para realizar ataques diretos, seja para aumentar a vitalidade e a moral do “atacante”.

Ataques Abertos

Se a intenção for intimidar o oponente através de ataques mágicos, a melhor forma de fazer isso é atacá-lo abertamente. Caso contrário, ele não terá como saber de onde os ataques estão vindo, e não será intimidado por você.

Declarar abertamente que um ataque está sendo feito é uma forma garantida de deixar seu oponente, no mínimo, preocupado. Mesmo que o ataque propriamente dito seja ineficaz. O lado negativo dessa abordagem é que você também pode se tornar um alvo, a partir do momento que declara guerra. Então é bom se preparar para o que está por vir.

Ataques Dissimulados

Se, ao contrário da maioria das situações de conflito, você quiser de fato causar a destruição do seu alvo, você pode dirigir a ele ataques não evidentes.

A principal vantagem disso é que, se o seu inimigo não sabe quem o está atacando, ele dificilmente saberá contra-atacar. A principal desvantagem é que não há aqui nenhuma forma de intimidação, cujos benefícios já foram expostos.

Escolha sabiamente, e use a magia vermelha para atingir seus objetivos.

As Operações da Magia Vermelha

Como vimos até agora, as operações de magia vermelha podem ser resumidas em duas grandes categorias: ataques mágicos e aumento da “aura” de intimidação.

Estes dois objetivos podem ser obtidos por meio das técnicas clássicas de magia: invocação, evocação, encantamento, etc. As principais diferenças estão na forma como estas operações podem ser realizadas.

A parafernália e a ambientação propícias para a magia vermelha envolvem elementos que remetam à guerra. Músicas militares, batidas de tambores, uso de armas (brancas, de fogo, falsas, verdadeiras, tanto faz), a cor vermelha, fogo, pinturas de guerra, uniformes militares. A lista não tem limites. Quanto mais melhor. De preferência tudo junto e misturado.

Qualquer deus da guerra pode ser trabalhado em operações de magia vermelha – preferencialmente em trabalhos de invocação, para que você consiga absorver o poder e a vitalidade dessas divindades. Exemplos incluem Ares, Istar, Ogum, Thor, Marte, Mitra, Hórus, e até Kratos, por que não?

Uma técnica que pode ser usada com bastante eficácia para ataques mágicos é fazer uma invocação do seu deus da guerra favorito, e enquanto estiver possuído pela forma-deus, lançar os encantamentos de ataque mágico. Os resultados costumam ser poderosos.

Peter J. Carroll, em seu Liber Kaos, trata das oito cores da magia, mas seu primeiro livro, Liber Null e Psiconauta, tem um capítulo inteiro dedicado ao tema do combate mágico. Liber Null e Psiconauta está disponível em português. Liber Kaos, por enquanto, ainda não foi publicado no Brasil.

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