Os Segredos dos Illuminati

Os Segredos dos Illuminati

Pergunta: o que essas pessoas têm em comum? (Dica: não vale responder que são cantores, ricos e norte-americanos. Não é nada tão óbvio assim.)

Illuminati Famosos

Resposta: não são membros dos Illuminati. (Ou será que são?)

Não há consenso sobre o que os Illuminati são ou deixam de ser. Também não é possível dizer com certeza quem faz parte da Ordem ou não. A não ser que você seja um deles. (Se você for, deixe um comentário, por favor!)

Fato, ficção e conspiração se misturam quando o assunto é essa sociedade secreta. Mas o que é o que?

Fato: Os Illuminati Históricos

A história registrada dos Illuminati é bem curta. A sociedade foi fundada na Baviera, uma região da Alemanha, em 1º de Maio de 1776, por Adam Weishaupt. Entre seus membros estavam alguns dos homens mais influentes de seu tempo. Em 1778, a ordem se uniu à francomaçonaria. Oficialmente, foi encerrada por ordem do governo apenas dez anos depois, em 1786.

Então, por que há até hoje a crença de que a ordem sobrevive até os dias de hoje, influencia o destino dos principais eventos globais e direciona a humanidade para uma Nova Ordem Mundial?

Porque, apesar de ter deixado de existir como uma ordem propriamente dita, os Illuminati continuaram agindo secretamente, influenciando os rumos das outras ordens secretas e da própria humanidade.

Weishaupt defendia que os Illuminati eram menos uma Ordem do que uma Corrente, a qual poderia operar de forma mais eficaz sob o disfarce de algo mais: “sob outros nomes e outras ocupações”.

Cagliostro obteve sucesso ao criar um vínculo com a Ordem Martinista (…). Os Illuminati gradativamente conseguiram controle sobre todas as Ordens importantes até que uma rede iluminada de sociedades ocultas foi criada.

 

Kenneth Grant, em O Renascer da Magia, Capítulo 1: O Retorno da Fênix

A ordem voltou a se constituir como tal em 1880, quase cem anos depois de sua primeira dissolução. Dessa vez, isso aconteceu na Saxônia, e não mais na Baviera. Mas foi essa ordem restaurada que veio a dar origem à O.T.O., a Ordo Templi Orientis, que permanece atuante até hoje.

Apesar de ser possível até mesmo encontrar sites oficiais dos Illuminati na Internet, não há nenhuma evidência histórica de que a sociedade resistiu ao passar dos séculos.

Ficção: O que é totalmente inventado?

Uma certa aura de mistério sempre rodeia qualquer sociedade secreta (ou discreta). Mas com os Illuminati, os boatos sempre foram um tanto além. Talvez pela associação com a Maçonaria, ou pelas afirmações de Weishaupt. Mas foram as obras de ficção que realmente borraram os limites do fato e alçaram a Ordem à categoria de conspiração global.

A prática de citar essa sociedade em obras de ficção não é recente. Já em 1869, Tolstói deu um jeito de enfiar os Illuminati em seu clássico Guerra e Paz, tentando infiltrar seus ideais dentro da Maçonaria.

A Trilogia Illuminatus, de Robert Shea e Robert Anton Wilson, lançada em 1975, é provavelmente a maior responsável pela atual fama dos Illuminati. Entre as teorias sugeridas nessa obra está a de que Adam Weishaupt teria matado George Washington e assumido seu lugar como presidente dos Estados Unidos.

Em tempos mais recentes, Dan Brown reviveu as conspirações fictícias relativas aos Illuminati com sua série de livros estrelando Robert Langdon, começando com Anjos e Demônios. (Tanto é que, na Alemanha, esse livro recebeu o título de Illuminati.) Com os filmes não é a mesma coisa, mas quem leu os livros do Dan Brown sabe o quanto é difícil separar realidade e ficção.

Conspiração: O Poder da Internet

Algumas décadas atrás, a desinformação era a peça chave para proliferação dos boatos. Se Robert Anton Wilson escrevesse uma verdade inventada sobre os Illuminati, era muito difícil para o leitor médio confirmar ou negar sua teoria. O Principia Discordia, parcialmente escrito por Robert Anton Wilson, também foi importante para difundir a ideia de que os Illuminati são o poder secreto por trás do curso das nossas vidas.

Hoje vivemos um bombardeio constante de informação, com a Internet desempenhando um papel inédito na história. Mas se você pensa que isso facilita ao cidadão médio confirmar ou refutar as informações que recebe, está muito enganado. É cômodo acreditar em tudo. A Internet era a peça que faltava para elevar as teorias da conspiração sobre os Illuminati a um nível estratosférico.

Famoso Teórico da Conspiração, Weird Al Yankovic

De acordo com a Internet (sim, a Entidade Desencarnada chamada Internet), os Illuminati são os culpados por tudo: 11 de Setembro, guerras, crises econômicas, comunismo, descobertas da ciência, avanços da corrida espacial, controle da imprensa, competições esportivas, monopólios de todo tipo… A lista é enorme, e aumenta a cada dia.

Além disso, a lista de celebridades pertencentes a essa organização também aumenta a cada dia. Veja, por exemplo, as fotos no começo desse texto. Segundo a Internet, todos são Illuminati: Katy Perry, Jay-Z, Beyoncé, Lady Gaga… A mídia está comprometida. Não acredite em nada do que você lê, e nem em nada do que você ouve.

As evidências históricas são poucas, e é praticamente impossível confirmar ou refutar categoricamente as teorias da conspiração que aparecem a cada dia. O fato de serem absurdas não quer dizer que não sejam verdadeiras. A realidade pode ser bem estranha.

 

O Renascer da Magia, de Kenneth Grant, traz um relato historicamente cuidadoso dos Illuminati, e apresenta os princípios de suas crenças e filosofias. O Principia Discordia, de Malaclypse o Jovem (com participação de Robert Anton Wilson) foi uma das obras de contracultura que ajudou a espalhar a discórdia a respeito dessa sociedade. Kalciferum, de Andrei Fernandes, é uma ficção moderna que apresenta uma certa sociedade secreta, que pode ter a ver com os Illuminati. (Ou não.) Você encontra os três livros na loja da Penumbra Livros.

 

Ouça Também:

Mundo Freak Confidencial 137 – A conspiração ILLUMINATI

Os Segredos dos Illuminati

Save

Save

Save