A Urucubaca da Sexta-Feira 13

A Urucubaca da Sexta-Feira 13

Por que a Sexta-Feira 13 é considerada um dia agourento? Certamente, não é por medo de que o Jason apareça com um facão na mão. Por que o número 13 e a Sexta-Feira estão associados com azar (ou má sorte, se preferir)?

O 13 tem um currículo extenso. Para começar, a Morte é a carta número 13 no Tarô, e embora ela não carregue um significado necessariamente ruim, é difícil desassociar a Morte de um conceito negativo para a população em geral.

Havia 13 pessoas na Última Ceia, e é desnecessário dizer como esta história termina. Mas há um mito similar na cultura nórdica. Loki (sempre Loki) entrou de penetra em um banquete com 12 participantes, e a festa acabou com a morte de Baldr, Deus da justiça e da sabedoria, como consequência direta dos atos de Loki. Coincidência? Não é à toa que uma superstição Inglesa diz que quando 13 pessoas se encontram, uma delas morrerá em menos de um ano.

Há inúmeras outras associações com o número 13. Tradicionalmente, covens de bruxas têm 13 participantes. Algumas versões do mito Egípcio dizem que Set matou Osíris e o esquartejou em 13 partes. Um ano tem 13 ciclos lunares completos (13 x 28 = 364). Havia na antiguidade 13 constelações zodiacais, referentes a estes 13 ciclos. A constelação de Ofiúco deveria ser o signo entre 6 e 31 de Dezembro, mas optou-se por considerar somente 12 constelações. Isto parece um pouco tolo, visto que as estrelas não sairão do lugar como consequência da mudança da quantidade de constelações. 13 é 31 invertido, e 31 é um número de vital importância na Corrente 93 de Aleister Crowley e na fórmula de LAShTAL.

Mas e a sexta-feira, onde entra nesta história? Em nossa sociedade predominantemente cristã, é fácil associar a sexta-feira, dia do calvário de Jesus, ao infortúnio. Mas além disso, há algumas coincidências ligadas aos Cavaleiros Templários. Em 1307, o então Rei da França mandou prender todos os Cavaleiros Templários, em uma Sexta-Feira 13 de Outubro. Sete anos mais tarde, em outra Sexta-Feira 13, seu líder, Jacques de Molay, foi queimado em público. Centenas de Templários foram executados na ocasião, dando fim a esta Ordem originalmente criada para espalhar os ideais cristãos.

Independentemente da origem do mito, é cientificamente comprovado que o número de acidentes aumenta consideravelmente toda Sexta-Feira 13. Profecia auto-realizada? Azar de verdade? É irrelevante. Tome seu banho de sal grosso antes de sair de casa.

A Urucubaca da Sexta-Feira 13